Modelos de Avaliação
7ª AULA - 07 de dezembro de 2018
Modelos de avaliação
Questões levantadas na aula:
- o que é um "modelo"?
- para que é necessário um "modelo"
quando se trata de avaliar?
- avaliar é uma questão de "modelos" ou
de "modelização"?
O que é um "modelo"?
Com origem no termo italiano modello, o conceito de modelo tem diversas acepções e significados. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, um modelo é um protótipo ou exemplo que se pretende reproduzir ou imitar. Nas ações morais e nas obras de génio, um modelo é um exemplar que se deve seguir e imitar pela sua perfeição. Outros exemplos:
imagem ou desenho que representa o objeto que se pretende reproduzir esculpindo, pintando ou desenhando
pessoa exemplar, perfeita, digna de ser imitada
exemplo
forma
pessoa que serve de estudo aos pintores e escultores
protótipo de alta costura
esquema teórico em matéria científica representativo de um comportamento, de um fenómeno ou conjunto de fenómenos.
É uma noção que pressupõe uma relação entre a teoria (representação) e a realidade empírica (realidade).
Para que é necessário um "modelo" quando se trata de avaliar?
Existem diversos modelos na avaliação, porém, deve-se escolher aqueles que mais se assemelham com a nossa problemática. Espera-se que haja uma coerência forte e ligação direta entre os planos de recolha e análise de dados resumidos no modelo de avaliação. Modelo de avaliação é necessário, pois remete-se a planejamento, diagnóstico, pesquisa e organização dos contextos definidos na avaliação dos alunos.
Avaliar é uma questão de "modelos" ou de "modelização"?
Segundo estudos, a "modelização", diferente do modelo, constitui um método ativo, presume uma diversidade de modelos e de estratégias de modelização. A "modelização" responde ao caráter casual, único e breve das situações de avaliação, evitando a "postura passiva" de utilizar um modelo conhecido, já criado e instituído.
Que "modelos" para avaliação da formação?
Algumas ilustrações de modelos de avaliação mais conhecidos como:
O modelo CIPP (Context, Input, Processus, Product) de Stufflebeam (2000);

O modelo de "caixa aberta" de Roegiers (1997);

O modelo de "avaliação plural" de Hadji (1994);

O modelo ICP de Figari (1996, 2001).

As referidas imagens encontram-se disponíveis em https://slideplayer.com.br/slide/6145994/ [Acesso em 20 de janeiro de 2019]
Dicionário português online disponível em https://dicionario.priberam.org/Modelo [Acesso em 20 de janeiro de 2019]