Avaliação Formativa e Formadora

5ª AULA - 16 de novembro de 2018


Avaliação Formativa

Já na avaliação formativa o centro é o ensino, o acompanhamento da aprendizagem do aluno, têm como função diagnosticar, regulação, monitorização e metacognição.

Segundo Alves (2004), o grande desafio do professor nessa dimensão formativa da avaliação, é o de multiplicar as situações de avaliação jogando com interações aluno-professor, alunos-alunos, mas também alunos material didático. Portanto, contribuindo para uma boa regularização do ensino aprendizagem do aluno.

Por essa razão, a avaliação formativa está o tempo todo presente na relação pedagógica com o aluno, assim, mantém-se o seu percurso e estabelece constantemente às estratégias que o aluno precisa para melhorar e progredir.

Sendo assim, Leitão (2013) explica que, à avaliação formativa é o próprio ensino, pois, ao ensinar, o professor utiliza nos seus métodos pedagógicos um vínculo de ensino que permite ao aluno ter sempre plena noção do seu aprendizado e de como deve modificar-se para atingir seus objetivos almejados.

Todavia, a avaliação formativa fixa-se basicamente nas atividades, por este motivo, têm por finalidade facilitar à aprendizagem e, de maneira, a adequar às estratégias para os alunos. À avaliação formativa é reguladora, reforça e corrigi o percurso do aluno. Ou seja, todos os aprendentes estão em constante evolução, por essa razão precisam de ser corrigidos e reforçados sempre que necessário.

Avaliação Formadora

A avaliação formadora tem como principais funções: formar, refletir, problematizar e auto-regular.

A avaliação formadora não pretende fazer da avaliação um instrumento de controle mas um instrumento de formação que o aluno pode utilizar para alcançar os seus objetivos pessoais no crescimento do seu próprio caminho na aprendizagem.

Segundo Alves (2004), a avaliação formadora avança com a importância dos processos metacognitivos na construção de critérios de realização. Sendo assim, na avaliação formadora o aluno passa a refletir e a ter mais conscientização em suas tomadas de decisões. O professor passa a induzir o aluno à reflexão sobre suas estratégias a fim de que ele possa examinar as razões do seu fracasso ou sucesso avaliativo.

Contudo, a avaliação formadora valoriza a meta-aprendizagem, isto é, ajuda o aluno a aprender a aprender, onde a regulação da aprendizagem é realizada por cada aluno. Para isso, o aluno deve participar na avaliação e proceder livremente à sua autoavaliação de modo a atingir a sua aprendizagem, ultrapassando as suas dificuldades e erros para continuar a ter sucesso no ensino.

De acordo com Ferreira (2007), a avaliação desencadeada pelo próprio aluno tem mais garantias de surtir os efeitos desejados do que a realizada pelo professor, pois o ensino passa à ser dividido, o professor auxilia o aluno na aprendizagem e o aluno passa à refletir sobre seu desenvolvimento. Gerando  um ciclo de ensino/aprendizagem mais eficaz. 

Referências 

Alves, M. P. (2004). Currículo e avaliação: Uma perspectiva integrada. Porto: Porto Editora.

Ferreira, C. A. (2007). Avaliação no Quotidiano da Sala de Aula. Porto: Porto Editora.

Leitão, I. A. (2013). Os diferentes tipos de avaliação: avaliação formativa e avaliação somativa. (Relatório de mestrado). Universidade nova de Lisboa, Lisboa.

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