Avaliação Somativa e Normativa
3ª e 4ª AULAS - 09 de novembro de 2018
Avaliação Somativa
Na avaliação Somativa, centra-se em certificação, escala e critérios para obtenção de resultados, principalmente nos resultados nos exames finais.
Segundo Leitão (2013), a avaliação somativa é uma avaliação retrospectiva e terminal. Que se propõe apenas à avaliar os resultados finais dos alunos, seguindo critérios relacionados com pontuação, posição e certificação. E que sua função é claramente a de certificar, ou seja, analisar e qualificar aquilo que os alunos mantiveram.
Para a autora, a avaliação diagnóstica, concentra-se no que os alunos são capazes de produzir, contudo, situa-‐se no momento final do processo educativo. Ela nos informa que a avaliação somativa é a que têm uma função social Influente, isto é, ao certificar, reconhece os alunos à partir de um referente criado pelas instituições como avaliação fundamental para a sociedade. É algo que se torna visível pela sociedade.
Percebe-se que, a avaliação somativa não reflete a evolução do aluno. É apenas classificatória, assim, posiciona os alunos em diferentes níveis de acordo com o resultado obtido.
Ou seja, a avaliação somativa surge como a resposta que a sociedade necessita no final do percurso escolar de um aluno, corresponde às qualidades sociais de que a escola é informada. Sendo assim, molda-se a finalidades institucionais e sociais, pois coloca cada aluno, e consequentemente cada escola, numa relação hierárquica, mediante uma ordem de importância de resultados.
Avaliação Normativa
A avaliação normativa tem-se como referência o grupo, e é em comparação com o seu desempenho médio que se mede o desempenho de cada aluno.
Com base em pesquisa, conclui-se que à avaliação normativa pode ser feita pela atribuição da mesma prova ao conjunto de alunos que seguiram o mesmo programa, sendo os seus resultados comparados com normas, de que surgem pontuações, que levam fundamentalmente à hierarquização e à seleção. Isto é, a nota, pontuação de cada aluno depende do rendimento do grupo em que está inserido, comparando às notas entre si, causando implicações ao aluno por influenciar uma competição entre os membros do grupo. Uma relevância é que se pode identificar quais às necessidades do aluno em comparação ao grupo e assim, poder ajudá-lo.

Referência
Leitão, I. A. (2013). Os diferentes tipos de avaliação: avaliação formativa e avaliação somativa. (Relatório de mestrado). Universidade nova de Lisboa, Lisboa.