Avaliação por Portfólio
2ª AULA - 19 de outubro de 2018
No campo educacional o portfólio começa à se fundir nos âmbitos escolares através de novas técnicas e práticas sobre avaliação e das reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma o portfólio se torna um facilitador no processo avaliativo dos alunos.
Já Villas Boas (2004) nos apresenta trabalhos de pesquisas sobre avaliação e à utilização do portfólio nos diversos níveis de ensino.
Segundo à autora o portfólio é uma coleção realizada pelos os alunos que apresentam evidências de sua aprendizagem.
Desse modo o portfólio pode ser utilizado como estratégia de avaliação e de aprendizagem desde da educação infantil até ao ensino superior. Tem-se prosperado esforços no sentido de uma melhor clareza das consequências positivas que possam passar da sua utilização como estratégia de formação, de investigação, de avaliação e ainda como estratégia de investigação ao oficio da qualidade da formação. Ou seja, portfólio é uma criação pessoal de cada individuo que se propõe cria-lo.
De acordo com Villas Boas (2004), a avaliação por meio de portfólio exige do professor uma postura avaliativa diferenciada da tradicional: ele não ensina somente para que os alunos tirem boas notas e sejam aprovados, mas ele auxilia o trabalho pedagógico por meio do qual os alunos aprendam e se desenvolvam como pessoas.
Assim, o aluno e o professor percorrem juntos o caminho da aprendizagem reflexiva, partilhando conhecimento e práticas, tornando a aprendizagem prazerosa e eficaz, pois o aluno passa a se questionar mais e a refletir sobre seu desenvolvimento cognitivo, educacional e emocional.
Sendo assim, a utilização do portfólio como instrumento pedagógico, avaliativo e investigativo possibilita o registro da aprendizagem do aluno de modo que os avanços fiquem restritos e não se percam durante o caminho educativo formativo.
Mas, reflitamos se somente o portfólio seria suficiente para avaliar o desempenho dos aluno?
Referência
Villas Boas, B. M. F. (2004). Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papitus.