Conceitos sobre Teorias e Modelos de Avaliação

1ª AULA - 12 de outubro de 2018


Teoria

Segundo o dicionário, Teoria é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. Teoria é uma opinião sintetizada, é uma noção geral. Do grego theoria que no contexto histórico significava observar ou examinar. Com sua evolução o termo passou a designar o conjunto de ideias, base de um determinado tema, que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade.

"A necessidade da teoria e a sua acessibilidade são mais evidentes se reconhecermos que todos teorizamos" (Ozga, 2000 p. 86). 

De acordo com a autora todos teorizamos, de fato, quando nos deparamos com situações do nosso dia a dia e nas escolhas que devemos fazer, antes, teorizamos possíveis acontecimentos mediante as nossas escolhas, para alem disso, as teorias proporcionam-nos um guia de ação e ajudam a prever o que pode acontecer em seguida.

A autora nos informa que, temos de continuar a lidar com teorias e a relaciona-las com os argumentos. A teoria é acessível a todos, se reconhecermos a ideia de que contruímos teorias diariamente. Fazemos ao pensarmos nas informações que recolhemos, categorizamos e quando consideramos se podem ou não ser entendidas. 

Ou seja, teoria é o modo de como olhamos a realidade, ela transcreve a pratica e por isso, é sempre uma ideia que trabalha com conceitos e a dimensão cognitiva.

Bem sabemos que existem diversas teorias pelo mundo, e na educação também existem as suas como por exemplo a teoria educacional: pois a educação é feita por seres pensantes; Teoria critica: Baseada na construção concreta e do questionamento; teoria de instrução: com base nos objetivos, conteúdos e atividades, e entre outras.

Modelo de avaliação

Modelo: conjunto de atos que realizamos. São exemplos diversificados que utilizamos para o ensino e que podemos nos inspirar. É um padrão a seguir.

Segundo Alves (2004), avaliar obriga aquele que imite um juízo de valor a precisar de normas e os critérios sobre os quais se apoia para se pronunciar sobre a qualidade de performances escolares dos alunos.

Ou seja, para se avaliar antes precisamos elaborar os conceitos e "regras" avaliativas para que possamos avaliar a aprendizagem dos alunos de forma segura. Muitos métodos avaliativos já existentes são muito uteis como por exemplo os portfolios, os relatório diários e etc... 

Para conseguirmos formar um modelo avaliativo, antes precisamos conhecer os diversos modelos existentes e refletir quais se adaptam melhor no seu contexto educativo. Podemos utilizar diversos modelos.

Observação: Avaliar não é classificar ou medir, é um processo formativo e formador, seja ele feito no ensino ou em nosso dia a dia.

Referências

Alves, M. P. (2004). Currículo e avaliação: Uma perspectiva integrada. Porto: Porto Editora.

Ozga, J. (2000). Investigação sobre politicas educacionais: Terreno de contestação. Porto: Porto Editora.

Disponível em: https://www.significados.com.br/teoria/ [Acesso em 20 de dezembro de 2018]

© 2019 Portfólio - UC Teorias e Modelos de Avaliação - Universidade do Minho - Braga
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora